EB nº 1 do Alfeite

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
EB nº 1 do Alfeite

"VAMOS À HORTA!" - Parte 1

O Projeto "Vamos à Horta", faz parte do nosso Plano Anual de Atividades, e é tema aglutinador do Projeto “Ambiente e Cidadania”.

e conta com a dinamização da nossa querida Professora Marília. Os nossos alunos, com periodicidade semanal, deslocam-se à horta, e participam nas atividades inerentes à mesma, bem como na dinamização e embelezamento, de forma a tornar o espaço agradável e prazível. Por outro lado, é um momento de partilhas, em que veiculamos vários conteúdos a nível do compromisso com a natureza e o cuidado pela mesma, a importância de alimentação equilibrada e sustentável, entre outros.

Vemos contar um pouco da história ....

A nossa horta começou com a ajuda de um avô, de mães e de tias que simpaticamente nos vieram ensinar o B, A, BA de como ter uma horta...

Começamos a fazer os canteiros e as sementeiras., cavamos, plantamos, transplantamos…

Aprendemos a cuidar da horta, regando e arrancando as ervas daninhas o que era muito difícil: ora o regador era muito grande, ora a mangueira molhava-nos a todos; em vez de uma erva daninha lá ia uma folha da cenoura ou do rabanete, Ups!

 

"Operação Nariz Vermelho"

A Operação Nariz Vermelho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, há 20 anos. Assegura de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses. Esta ONG leva alegria às crianças hospitalizadas em Portugal através da visita de palhaços profissionais.

Nesta perspectiva de divulgação, a nossa escola também participou ativamente, solicitando a todos os alunos que vestissem uma T-Shirt vermelha.
Fizemos alguns registos fotográficos deste dia tão especial.

 

"Viagem para a Amizade" de Susana Félix

No passado dia 30 de Maio, a EB 1 Alfeite, recebeu a escritora Susana Félix, para a apresentação do seu novo livro, intitulado "Viagem para a Amizade", que juntamente com o actor Tomás, fizeram um espetáculo brilhante para os nossos meninos.

Foi uma aventura maravilhosa, com uma história que sensibilizou os alunos para a necessidade do respeito da complexidade de cada um, e que ao mesmo tempo aborda um tema cada vez mais presente e enriquecedor no meio escolar, que é o fenómeno da inclusão.

Esta obra, retrata "...uma "Viagem para a Amizade", com a Ajuda da Srª "Cabeça no Ar", a Susana, o Miguel e Carlos, em que aprendem a respeitar e a conviver com as diferenças e as particularidades que os definem"... (In: Félix, Susana. Viagem para a Amizade, betwein edições, 2023)

"Afinal, não há nada mais normal que ser diferente"

 

 

Dia do Patrono do agrupamento Professor Ruy Luís Gomes

Para celebrar o Dia do Patrono do agrupamento Professor Ruy Luís Gomes, dia 19 de maio, a escola do Alfeite realizou uma semana de atividades matemáticas diferentes em que cada turma escolheu jogos da matemática para apresentar às restantes turmas da escola. O 1°A apresentou dois jogos: o mikado e o djenga. E aprendeu mais dois: o jogo das mãos e labirintos. Foi uma forma muito divertida e entusiasmante dos nossos alunos homenagearem o Patrono da escola!

 

 

"Primavera do Yoga"

No dia 25 de maio, quinta-feira, o 1°A da escola do Alfeite participou numa oficina dinamizada pela escritora e professora de yoga Márcia Viana, na biblioteca José Saramago. Nesta sessão os alunos escutaram uma história encantadora sobre a "Primavera do Yoga" enquanto conheciam as posturas da natureza (sapo, árvore, sol, borboleta, etc).

 

 


Pág. 2 de 69

logotipo_do_alfeite.jpg


Em linha

Temos 10 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje597
mod_vvisit_counterOntem1046
mod_vvisit_counterNeste mês11582
mod_vvisit_counterMês anterior16753
mod_vvisit_counterDesde 1-06-101341855

20 Abr, 2024